André Bragantini Junior
Nascido em 13 de outubro de 1978
Sempre teve o automobilismo no sangue. Seu tio, Artur Bragantini, foi piloto nas decadas de 70 e 80, conquistando diversos titulos. Seu pai, André Bragantini, sempre trabalhou com automobilismo e com grandes nomes, como Marcos Gracia, Ingo Hoffman, Chico Serra, Beto Giorgi, Valdeno Brito, entre outros. Hoje, "Andrézão" é chefe de equipe da RCM Motorsport, equipe "irmã" da RC Eurofarma na Stock Car, que tem como pilotos o paulista Thiago Camilo e o paranaense Lico Kaesemodel.
Quando criança, André andou de kart e foi campeão paulista e campineiro com apenas 11 anos de idade. Por problemas financeiros e sem patrocínio, parou e voltou às pistas com 16 anos, na Fórmula Uno, sendo campeão da categoria Novatos em 1996. No ano seguinte, conquistou o campeonato da Copa Palio, categoria B e em 1999 ainda foi campeão da Copa Palio, na categoria A, com nomes de peso como Antônio Jorge Neto, Cacá Bueno e mais pilotos renomados do meio. Em 1997, chegou a fazer testes de Fórmula Vauxhall na Inglaterra e obteve ótimos resultados, mas novamente surgia o empecilho da falta de patrocinadores.
Andrézinho", como é conhecido nas pistas, sempre andou de turismo. Além das categorias acima, ainda foi campeão da extinta Copa Corsa em 2000 e também da DTM Picape. Em 2002, André participou da Copa Clio, que estreava no mesmo ano. Foi vice campeão, ficando a poucos pontos do campeão, Luís Carreira Jr. Em 2003, André participou da Stock Car, ao lado do piloto Gualter Salles e em 2004, andou com Thiago Camilo na mesma equipe. Conquistou a pole position na etapa de Brasília em 2003 e sempre estava entre os dez primeiros colocados.
Por falta de patrocínio, voltou à Copa Clio em 2005 e 2006, assim como participou também da Super Clio e chegou a ganhar corridas, mas a categoria acabou antes do previsto. Em 2007, André correu na Stock Car Light, disputando corrida a corrida o campeonato e terminou o ano como vice campeão, atrás somente de Beto Gresse, que sagrou-se campeão naquele ano. Em 2008, os dois se juntaram para formar uma nova equipe na Stock Car e conseguiram manter a equipe entre as classificadas para o ano seguinte.
Já em 2009, André Bragantini Jr. voltou para a Copa Vicar (antiga Stock Car Light), ao lado de Rafael Daniel, que foi o campeão do campeonato. André teve diversos problemas durante o campeonato, mas ainda assim terminou o ano em entre os dez primeiros e ajudou novamente outra equipe a subir para a categoria mais importante do automobilismo nacional, a Stock Car.
Em 2010, André competiu pelo Trofeo Linea, estreia de mais uma categoria de turismo nacional, que faz parte do Racing Festival, evento organizado por Felipe Massa e seu pai, Titônio Massa. Depois de um ano super disputado veio o vice-campeonato que foi disputado até a ultima etapa com Caca Bueno.
E em 2011 André participa pelo segundo ano consecutivo do Trofeo Linea, com o seu já conhecido número 13 pela equipe Sinal Greco e seu companheiro de equipe é o experiente Allam Khodair, que também está esse ano na Stock Car e na GT Brasil.
Portador da Síndrome de Gilles de La Tourette, André segue em busca da máxima realização profissional, pela conquista de títulos e da participação nas mais renomadas categorias do automobilismo. A Síndrome não o impede de fazer nada, apesar do preconceito ainda existente.
Conquistas:
- 1996 - Campeão da Fórmula Fiat Uno (Novatos)
- 1997 - Campeão Copa Palio (Categoria B)
- 1998 - Campeão Copa Palio (Categoria A)
- 2000 - Campeão Copa Corsa Metrocar
- 2001 - Campeão DTM Picape
- 2002 - Vice Campeão Copa Clio Brasil
- 2003 - Primeiro ano completo na Stock Car (uma pole em Brasília)
- 2004 - Segundo ano na Stock Car - 2005 - Vice Campeão Copa Clio Brasil - Participação na Super Clio
- 2006 - Terceiro lugar na Copa clio Brasil
- 2007 - Vice Campeão na Stock Car Light
- 2008 - Copa Caixa Stock Car
- 2009 - Copa Vicar (antiga Stock Car Light)
- 2010 - Vice Campeão Trofeo Linea - Racing Festival
- 2011 - Trofeo Linea - Racing Festival